quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Windows 10 é o novo sistema operacional da Microsoft para todos os dispositivos

A Microsoft apresentou hoje em sua conferência a mais nova versão do sistema operacional mais utilizado no mundo, pegando à todos de surpresa com a escolha do nome Windows 10. Não sabemos o porquê da empresa ter pulado o número nove, porém isto provavelmente é um meio de mostrar às pessoas o quão o sistema evoluiu desde a última versão, podendo ser considerado até mesmo duas gerações mais avançado.
Com o fim da conferência, ainda restam algumas dúvidas para serem sanadas, porém muita coisa foi explicada pela Microsoft sobre o novo sistema, inclusive sobre o seu lançamento para outros dispositivos, como smartphones e tablets com arquitetura ARM.
Separamos então um compilado com as principais novidades do sistema, para que você possa se manter por dentro de tudo o que foi falado na conferência, sabendo assim quais rumores foram confirmados.

Volta do menu Iniciar

Como dito anteriormente, esta é uma função que era muito desejada pelos usuários, principalmente por quem não conseguiu se habituar à mudança do Windows XP ou 7 para as novas versões. Com o Windows 10, a Microsoft inseriu novamente o amado menu, porém com algumas funções novas que o tornam ainda melhor, levando um pouco da interface Modern para ele, sendo possível até mesmo alterar o tamanho das tiles que aparecem no menu.

Plataforma Universal

Assim como diversos rumores já indicavam, o Windows 10 marca o início do projeto Threshold, que consiste em distribuir o mesmo sistema operacional para diversos tipos de dispositivos, como smartphones, tablets, computadores e até vídeo games. De acordo com a empresa, a nova versão do sistema funcionará em telas que variam de 4 a 80 polegadas, e será usada como base para a nova versão do Windows Phone, que possivelmente será unificada ao Windows RT.
Durante a apresentação, foi dito ainda que o Windows 10 já é compatível com todos os aplicativos presentes na Windows Store, informando que ele realmente utilizará apenas uma loja para todos os tipos de aparelhos.

Uso das interfaces Modern e Desktop

A interface Modern foi muito criticada por usuários que não possuem dispositivos com tela de toque, o que foi um dos principais empecilhos colocados pelas pessoas para não migrarem para o Windows 8/8.1. Por isso, a Microsoft resolveu fazer com que o sistema operacional agora possa trabalhar tranquilamente com os dois modos, podendo inclusive abrir aplicativos da interface Modern dentro da área de trabalho do desktop.
Outro fato interessante é que agora o sistema consegue perceber quando o usuário está utilizando um dispositivo com tela de toque ou simplesmente um teclado e mouse,adaptando assim a interface para o melhor uso possível.

Multitasking

O Windows recebeu agora uma tela de multitarefa muito mais prática e intuitiva, permitindo que o usuário visualize facilmente os aplicativos abertos, fechando-os da forma como achar melhor. Além disso, agora está disponível a opção de se criar inúmeras áreas de trabalho, algo ótimo para quem utiliza o seu aparelho para diversas finalidades diferentes, como trabalho, faculdade e pessoal.

Nova função no Prompt de Comando

A Microsoft surpreendeu neste quesito, pois nada havia sido especulado sobre uma atenção aos usuários mais "entusiastas" da plataforma. Com a nova versão, será possível até mesmo utilizar do "Ctrl + V" para colar trechos de códigos na tela de comandos, algo extremamente solicitado pelos usuários há anos. O painel também recebeu algumas mudanças visuais, se tornando, porém nada muito notável.

Disponibilidade

Segundo a Microsoft, a versão Technical Preview estará disponível para PC e notebook, enquanto a versão de servidores chegará em breve. Sobre a disponibilidade final do sistema, foi dito apenas que ele chegará ao mercado até o final de 2015, dando bastante tempo para a Microsoft terminar suas novas funções.
Quanto ao lançamento para dispositivos com arquitetura ARM, entretanto, a empresa informou apenas que está trabalhando com ela ao mesmo tempo que desenvolve a versão padrão do sistema, procurando um meio de unir as duas plataformas.
A respeito do suporte, foi dito que o Windows 10 receberá a atenção da Microsoft por 10 anos, o que é um tempo de vida considerável para um sistema operacional.
Mais detalhes sobre a nova versão da plataforma da gigante de Redmond serão liberados durante uma conferência para o público consumidor, marcada para o começo do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário