O Windows 10 é o sistema operacional da Microsoft anunciado em 2014 para equipar computadores desktop, tablets, dispositivos 2 em 1 e smartphones da companhia. Ele une a interface clássica do Windows 7com o design renovado do Windows 8, criando um ambiente versátil capaz de se adaptar a telas de todos os tamanhos.
Mas as novidades não se limitam a isso, já que o novo Windows deverá também estrear uma série de recursos novos. Grande parte das novidades é aguardada há muito tempo pelos usuários, como múltiplas áreas de trabalho, abertura de apps baixados pela Windows Store em janelas comuns no desktop e, é claro, a volta do Menu Iniciar reduzido em computadores convencionais.
Menu Iniciar
Tudo está familiar de novo para quem ainda achava o Windows 7 a melhor versão do sistema operacional mais popular do mundo. No Windows 10, o Menu Iniciar está compacto, uma lista de apps instalados e documentos. Ao lado, os blocos dinâmicos estreados no Windows 8 estão presentes, exibindo informações de clima e notícias.
Assim como na versão anterior, os azulejos podem ser rearranjados e redimensionados livremente, e tudo se ajusta ao tamanho escolhido automaticamente. Há também atalhos para contatos e websites prediletos – tudo poderá ser fixado e desafixado do Menu Iniciar, deixando-o mais cheio de informações de acordo com as necessidades do usuário.
Task View e função Snap
A prévia de programas abertos agora exibe miniaturas maiores para que a identificação do app desejado fique mais rápida em multitarefas. Para acessá-lo, continua valendo o conhecido comando Alt+Tab.
Já a função Snap, que colocava apps modernos ao lado de programas para desktop, agora está mais inteligente. A tela continuará a poder ser dividida em duas, mas o usuário terá mais liberdade na hora de movimentar as telas no espaço. O próprio Task View poderá ser usado só em um lado da tela, caso desejado.
Desktops múltiplos
Talvez o principal pedido da comunidade de usuários há anos, os desktops múltiplos finalmente chegaram ao Windows com a versão 10. Ao clicar em um botão localizado na barra de tarefas, um desktop novo com programas e pastas independentes poderá ser criado para oferecer mais organização do computador. Itens do trabalho e de uso pessoal poderão, finalmente, estar abertos ao mesmo tempo sem interferirem na experiência do usuário.
Apps modernos em janelas
Apps baixados na Windows Store passam a serem abertos em tela cheia somente se o usuários assim desejar. No novo sistema, apps modernos e programas desenhados trabalharão lado a lado em janelas redimensionáveis, o que promete estimular o uso da Windows Store e melhorar a experiência de uso de qualquer programa feito para o sistema operacional da Microsoft.
O Windows 10 ainda não tem data para ser liberado para o consumidor final, mas os mais curiosos – e conhecedores do sistema operacional – já podem baixar o Technical Preview para uma máquina secundária ou virtual para fins de teste. Se você se encaixa nesse perfil, baixe agora mesmo gratuitamente e confira as novidades.
Nossa opinião
Avaliar um sistema operacional ainda não lançado é complicado, mas, à primeira vista, as novidades trazidas pelo Windows 10 prometem agregar muito à experiência do SO mais utilizado no planeta. Em especial, devido à volta do Menu Iniciar presente no Windows 7, mas principalmente por ser um software mais maduro, que traz o melhor das duas últimas versões.
O Menu Iniciar, por exemplo, mostra-se muito bem integrado à ideia moderna de blocos dinâmicos ao mesmo tempo em que oferece uma aparência familiar a quem ainda não saiu – ou prefere – o Windows 7. Na versão Technical Preview, tudo funciona rapidamente e de forma intuitiva. Assim, espera-se que essa nova aposta faça sucesso.
O mesmo pode-se dizer do design geral do sistema, que mostra maior atenção a detalhes que passaram batido no Windows 8. Exemplo disso é a eliminação da barra Charm, pouco útil para PCs com mouse. Ela não saiu por completo, mas só é exibida no modo tablet. Aliás, a própria mudança entre modos PC e tablet promete ser automática, o que deve agradar a donos de dispositivos 2 em 1.
Novos recursos são sempre bem-vindos, e os desktops múltiplos são um ótimo exemplo. Mais de que sua utilidade, porém, é sua implementação simples que se destaca. O botão dedicado na barra inferior vai tornar a função fácil de usar, encorajando sua adoção mais frequente. Para o botão de buscas vale o mesmo: ele ganhou um botão dedicado também e promete impulsionar o uso do Bing para localizar conteúdo na web.
Mas, como ainda não há previsão concreta para o lançamento, muitas duvidas ficam no ar, que passam desde a implementação dos recursos, até a forma de distribuição e comercialização do sistema operacional. Se todas as funções operarem tão bem quanto no Technical Preview e o SO for disponibilizado para download gratuitamente, até para quem ainda está com Windows 7 e XP, a Microsoft terá nas mãos o melhor software que já criou – o que até poderia justificar de forma menos estranha o número 10 no lugar do 9 em seu nome.
Prós
- Adaptação a todos os tamanhos de tela
- Desktops múltiplos
- Menu Iniciar reduzido no desktop
- Integração entre apps da Loja e programas clássicos
Contras
- Ainda sem previsão de lançamento oficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário